Morre Moebius, mas sua obra ecoa

Arzach

Esse é um blog sobre histórias interativas, narrativas que se desligam do linear e do conceito direto e simples de início, meio e fim. Normalmente, jogos e outras formas de interatividade – eletrônica ou não – são usados para atingir esse objetivo. No entanto, existe um homem que fez isso sem precisar de nenhum desses recursos: estou falando de Jean Girau, o eterno Moebius, que morreu no último sábado, aos 73 anos.

Moebius escrevia, muitas vezes acompanhado, e desenhava essas excelentes histórias em mundos fantásticos de faz-de-conta. Suas influências vinham de muitos lugares, de algumas drogas e de conceitos artísticos avançados, da construção do ser e da humanidade. O autor permeava suas histórias com uma constante sexualidade libertina, com grandes espaços vazios e desolados, com criaturas vindas do fundo dos mais terríveis pesadelos da alma humana.

Em Arzach, uma série de contos sobre um cavaleiro montado em um animal voador, Moebius contou histórias sem palavras, usando apenas sua excelente arte como suporte para narrativas ousadas, às vezes cômicas, conferindo um estilo único para sua obra. Como eram sempre contos curtos, crônicas do dia-a-dia do herói e de sua viagem, Moebius construiu uma narrativa que poderia ser lida em qualquer ordem. Por sua grande imaginação, podemos retirar todo o tipo de sentido das histórias, desde a aventura de um homem procurando o verdadeiro amor, até o objetivo de salvar um povo. Histórias abertas, livros abertos, expressões abertas.

Se você se interessou, vale a pena dar uma olhada na galeria de fotos de sua última exposição e até comprar Arzach.

[Galeria via Design Boom, fotos de Olivier Ouadah]

Anúncios

Um pensamento sobre “Morre Moebius, mas sua obra ecoa

  1. Pingback: Moebius protagoniza a história de hoje « Virtualidade Latente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s