VL : Cobertura – Cine-debate durante o ENEArte 2012 / Jogue o Duplo e HU

Durante o Encontro Nacional de Estudantes de Arte (ENEArte) desse ano, estão acontecendo ciclos de debates e palestras sobre diversos assuntos ligados ao mundo das artes, desde performances até filmes, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Eu acabei cobrindo o trabalho apresentado pela minha namorada, a graduanda Mariana Rocha, que fez uma dupla com a também graduanda Nathalie Tesch. As duas criaram a proposição Jogue o duplo, onde convidam outros alunos e visitantes a criar e jogar seu próprio “duplo” – uma espécie de escultura feita de plástico moldada no próprio corpo – ao invés de jogar a si mesmo, trazendo à tona a discussão sobre o suicídio e a depressão. A proposição conta com um vídeo, que foi mostrado antes do debate começar.

Ao lado da dupla, a doutoranda e fotógrafa Joana Traub Csekö, que co-produziu o documentário HU, focado na história do edifício em que o hospital universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficava. Durante muito tempo, metade do edifício permaneceu interditado, até ser demolido no ano passado. Ambas, a dupla de graduandas e a doutoranda, discutiram a relação da arquitetura com a vida cotidiana, tema recorrente nas duas obras.

[Créditos musicais: Gnossiene 1, composto por Erik Satie, cortesia do intérprete Nikolay_G]

[ATUALIZAÇÃO]
Essa é a gravação do dia 26/07, onde Mariana Rocha e Nathalie Tesch continuaram a discussão após a exibição de alguns curtas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s