Quais são os artigos mais controversos da Wikipedia (ou seriam da humanidade?)

Me deparei com esse excelente site chamado Notabilia, que criou esse infográfico interativo em formato de arbusto. Cada ramo é um artigo controverso. Conforme as pessoas discutem, opinando entre manter (Keep) ou deletar (Delete) cada artigo, o site analisa e demonstra o resultado utilizando um algoritmo que desenha os ramos baseado no tempo de discussão (anos, meses, etc), e na quantidade de keepsdeletes. Vamos entender como isso funciona?

Unânimidade

Conforme as pessoas concordam em determinado assunto, o ramo desenhado vai sendo jogado em uma curva que, se as opiniões se mantém de um lado da situação, adota o formato de uma espiral logarítmica. Entre exemplos excêntricos: os contribuidores votaram bastante à favor de deletar uma animação tosca de um urso cagando números primos.

No muro

Quando um ramo fica em formato de “S”, curvando-se em ambas as direções, a comunidade manteve uma opinião bastante dividida, mantendo muitos keepsdeletes subsequentes. Ou seja, o assunto variou de “muito aceito” para “inaceitável” em diversos momentos. Exemplo notável: Um artigo que lista músicas sobre drogas.

Panos para as mangas

Esses são aqueles controversos. Sempre tem gente discutindo, opinando e discordando. Assuntos quentes, como no exemplo ao lado: “A Nova Guerra Fria”. Acabam adotando esse formato mais reto, pois não deu tempo para uma massa grande concordar e outra discordar. Outro exemplo: Aliza Shvartz, uma estudante de artes que tinha o projeto de engravidar e abortar diversas vezes – confirmado mais tarde tratar-se de uma farsa. Você pode conhecer a história toda através de outro artigo na própria Wikipédia.

Acho que, o mais interessante disso tudo é ver como essas discussões podem ser colocadas nesse algoritmo para criar uma coisa tão bonita. É como uma história que tem seus altos e baixos representados em um frio gráfico matemático.

Lindo.

[Todos os números e discussões foram acessados no dia 29/09 às 1630h e podem estar desatualizados no momento de sua leitura]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s