Sistemas gratuitos para RPGistas curiosos

Eu sou um entusiasta de boas histórias e, ultimamente, tenho me deparado com a necessidade de contar algumas delas. Que maneira mais interessante de manter viva essa vontade de contar histórias do que numa mesa – mesmo que virtual – de RPG? Por isso, tenho reunido alguns excelentes jogos gratuitos ao redor da Internet e colocado tudo em uma pastinha no dropbox. Quer ver?

Eis um pouco do que você vai encontrar lá dentro:

Versão Demo de Old Dragon

Um “retro-golem” como é chamado. Pega regras de diversas versões do clássico Dungeons & Dragons – até hoje o RPG mais jogado no mundo – e mistura, criando um material de respeito com um sabor de jogo velho e inteiramente nacional. Esse é pra quem curte a velha guarda e você pode comprar a versão completa na editora Redbox. Na pasta também tem a versão pocket, que já comentei anteriormente.

Três gratuitos da RetroPunk

A editora nacional disponibiliza diversos materiais gratuitos na loja deles – atualmente é boa parte do que tem na loja, pois os caras fizeram uma reforma nela recentemente – e tem bastante coisa bacana. Ainda não tive tempo de ler, mas o Reino de Bundhamidão (você não leu e eu não escrevi errado) parece ser um daqueles cenários de comédia hilários.

Active Exploits

Um sistema cujo PDF é distribuído gratuitamente, cobrando apenas pelo livro físico. O curioso é que esse sistema não usa dados, então é uma boa pra quem quer jogar pela internet, por exemplo, onde rolar dados é uma dor de cabeça a mais.

AFIM e Ficha personalizada (por mim)

AFIM (a versão brasileira de FATE) é um sistema bem simples, que foca em narrativa compartilhada. Eu cheguei a criar uma ficha para um jogo – que nunca aconteceu – que se passava em um complexo russo debaixo da praça vermelha, o Myertvaya Ruka (mão morta). Tem uma versão em PDF da ficha e outra em INDD (arquivo do Adobe InDesign). Enfim, fiquem à vontade.

Violentina

Um jogo de contar histórias. Eu pretendo um dia jogar e colocar um review aqui. Essa é uma versão beta, a versão completa está a venda na RetroPunk (vide link ali em cima).

Props de Call of Cthulhu

Vários documentos PDF com campos editáveis. Eu não me lembro de onde tirei esses arquivos, mas uma busca por “resources call of cthulhu” no google e um pouco de paciência devem resolver isso. Tem várias paradas maneiras, como telegramas, diplomas de universidades fictícias (a Universidade de Miskatonic, das histórias de H.P. Lovecraft) e certificados de insanidade. Tinha bem mais coisas no site, mas eu esperava usar só essas em algum momento. Vale a busca se você estiver na vibe RPG Cthulhiano de terror.

[Se você é dono de algum dos arquivos nesta pasta compartilhada e se sentiu lesado, por favor entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar – retirando de lá qualquer arquivo que infrinja leis de copyright ou seu trabalho. O objetivo é compartilhar recursos gratuitos em um local centralizado sem causar danos aos seus autores]

Deixe um comentário

